sexta-feira, 8 de abril de 2011

Art. 5º. Luto....

O quadro - Ação e Reflexão - trás o texto de José Antonio, ativista e teólogo adepto a teologia da teologia da libertação, texto este sobre a tragédia do Rio de Janeiro a onde crianças foram estupidamente assassinados, por um loko.

Venho através destas palavras expressar os sentimentos sobre o ocorrido na Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira - Rio de Janeiro, capital Fluminense. Realengo, se tronou palco de uma tragédia brutal, crianças foram executadas sem piedade por um loko. Com todas as noticias e imagem, que não foram poucas, registrei todo  ocorrido em minha mente ao longo do dia de ontem, com isto me peguei em um estado de luta profundo, levei as minhas orações a Deus, cheias de perguntas, porém, não obtive resposta alguma o silêncio impera em minha alma que hoje se encontra muito triste, em busca de uma resposta para tal brutalidade contra estas crianças.
No entanto, busco entende dentro da minha racionalidade o que leva um ser humano a cometer tal ato de crueldade com crianças indefesas, assim o que tenho é uma grande dor de cabeça sem chegar á uma conclusão. Em meio aos pensamentos me veio à mente o Art. 5º. Do Estatuto da Criança e do Adolescente que reza a seguinte afirmação: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” 
O que conforta o meu coração neste momento é saber que este loko não será punido aqui em nossas leis humanas, mas, nesta hora ele já teve um encontro com Deus e julgado segundo o seu comportamento; triste realidade, pois, todos os direitos dessas crianças foram usurpados, esmagados e destruídos, contudo, o que era uma realidade distante de homens suicidas no Oriente Médio e America do Norte, hoje esta dentro de nossa escola, o que fazer agora meu Deus, hoje meus filhos e milhares de crianças brasileiras foram e vão à escola, porém, o que os espera em uma sala de aula ensino e educação ou mais um loko sem amor pelo próximo, mas, quem pode garantir isto que estas crianças estarão seguras e aprendendo o que é de direito delas... Em fim sou um ser humano que ama a vida, assim tenho a tendência em buscar explicação para entender tal brutalidade; será que esta inquietação e pelo fato que precisamos entender o que é injustificável; porém, não temos explicação para tal situação; no entanto, podemos dizer como especuladores, será que foi uma reação de bullving - sofrido, ou a cultura de violência urbana que impera nas escolas, nas ruas, nas famílias ou será a desvalorização da educação; não sabemos, mas, fica aqui os votos de condolência as famílias, porém, volto para minha caverna do silêncio  sem resposta  com uma grande dor no coração, pois não era para ser assim... 
Texto: José Antonio C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário