segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Crack – Tire essa pedra do caminho








Cufa lança na AL “Caravana Social: Crack – Tire essa pedra do caminho”

O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), ressaltou durante o lançamento da “Caravana Social: Crack - Tire essa pedra do caminho”, na tarde desta segunda-feira (19/09) na Casa, a urgente necessidade de se combater o tráfico e o consumo de drogas em todo o País.
A campanha é uma política pública de enfrentamento ao crack idealizada pela Central Única das Favelas (Cufa) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Sistema Verdes Mares e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado. Os três pilares da iniciativa passam pela segurança pública, no combate ao tráfico de drogas; saúde, no tratamento de usuários; e pela educação, através da prevenção de futuros consumidores.

O presidente nacional da Cufa, Preto Zezé, caracteriza como de fundamental importância a conscientização das futuras gerações para o perigo que o crack proporciona à saúde da juventude brasileira. “Essa caravana passará por diversos estados para que o povo colabore com o fim dessa mazela social”, salientou.

A Cufa vem tratando do tema “crack” desde 2006, quando o documentário “Falcão: Meninos do Tráfico” ficou conhecido nacionalmente. No mesmo ano, a Cufa entregou um documento ao presidente Lula, que alertava o governo sobre a grande epidemia de drogas que assolava o País.

Para Alex Pereira Barbosa, mais conhecido como MV Bill, o documentário foi um divisor de águas na sua militância em defesa das comunidades e só depois de sua divulgação na grande mídia é que a discussão sobre o crack saiu do eixo Rio/São Paulo.

Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, a Caravana será lançada em Brasília em outubro, com a agenda completa para todo o Brasil. No Ceará, a Caravana ocorrerá juntamente com as etapas da II Conferência Estadual de Juventude em 13 treze cidades do interior do Estado.
Para o coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude do Estado, Ismênio Bezerra, o crack conseguiu invadir não só os centros urbanos, mas está inserido em comunidades indígenas e quilombolas. “Por isso o Governo levará a Caravana ao Interior.

Já o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Acrísio Sena, disse que no litoral de Icapuí, o crack se tornou uma realidade. “Vi o uso em Redonda, uma pequena vila de pescadores. Essa droga não se limita somente aos centros urbanos”, enfatizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário