domingo, 6 de março de 2011

Cufa - PR no combate a Dengue!

Nos dias atuais passamos por vários surto epidêmicos pelo mundo, assim em cada pais observamos vírus climático; no Brasil não é diferente agora mesmo no verão passamos pelo surto da dengue, uma epidemia que tem seu auge no verão; como uma forma de controlado a prevenção a Cufa – Cambé através do projeto ainda em faze de teste: revita eletronica: FAVELA É ISSO, Trás detalhes que pode ajudar no combate e orientação sobre a dengue. Logo mais o blog estará disponível – para o leitor se informa sobre acultura de rua e participar com seus textos e curiosidades da sua comunidade.
Cufa - PR no combate a Dengue!
DENGUE – é uma enfermidade causada por um vírus da família FLAVIVIRIDAE, arbovírus; a dengue tem como hospedeiro o homem e outros primatas, mas só o homem apresenta o vírus da infecção, porém se manifesta em sete dias e nos primatas e muito baixa e curta a duração viral. O tratamento da dengue é somente de suporte, ou seja, não há um medicamento específico para tratar a doença, mas caso seja levantado a suspeita da doença o individuo tem que ser levado imediatamente a uma unidade de saúde mais próxima.
Controle do mosquito
1 - Como é o mosquito da dengue?
È um mosquito escuro – bem parecido com um pernilongo, mas a diferença é que o da dengue é rajado de branco.
2- Como ele se alimenta e sua reprodução?
Alimenta-se de sangue, depois ponha seus ovos à superfície da água em vasos, brinquedos, pnues, garrafas, latas etc; o mosquito desova varias vezes em seu ciclo de vida que varia de 30 a 40 dias, porém seus ovos permanecem vivos até 450 dias.
3- Qual o período para a manifestação da doença?
Leva de 3 a 15 dias.
4- Quais são os sintomas?
- Febre;
- Dor de cabeça, nas articulações e músculos e fraqueza;
- Vermelhidão na pele.
 5- Qual o método de prevenção?
- Eliminar recipiente que possa acumular água;
- Fazer manutenção periódica no quintal retirando tudo que possa favorecer a proliferação do mosquito.
6- O que se deve fazer em caso de suspeita de dengue?
-Procurar á unidade de saúde mais próximo.
7 – O que é dengue hemorrágica?
Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença - é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e morte. Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica.
Fonte de pesquisa:
CUFA BRASIL PRESIDENTE MÉDICI  - RO. Flávia Nogueira – Coordenação CUFA Saúde e Coordenação de Rondônia R. Minas Gerais N° 3072 -Presidente Médici - RO- CEP: 76916-000
Telefones: (069) – 34711245; Email: flavia.cufaro.medici@gmail.com  ou nogflavia@gmail.com

Um comentário:

  1. essa noticia ajuda a combater a dengue e cambe e no parana enteiro

    ResponderExcluir