domingo, 25 de abril de 2010

CUFA: um trabalho pioneiro em pesquisa social

A Central Única das Favelas (CUFA) está organizando uma pesquisa social que inovará não só pelo público, mas pelo método e pela política empregada. Ao primar pela autonomia e transparência na aplicação e na captação de recursos, o pesquisado não será mero objeto de conhecimento, mas sujeito (produtor) do mesmo, já que poderá indicar o que é relevante saber e como dizer, de acordo com suas condições de vida. Através da pesquisa, a Favela poderá ter a sua voz! Por isso, a participação de todos é fundamental! Acompanhem no site e façam suas contribuições:
http://www.favelatemvoz.cufa.org.br/

Extraído do site:

AGENDA SOCIAL DAS FAVELAS 2010

Favela tem voz, só precisa ser ouvida

A Central Única das Favelas - CUFA - considera que as trágicas conseqüências desta temporada de chuvas em todo Brasil, em especial no Estado do Rio de Janeiro, constituem uma oportunidade ímpar para o debate sobre as políticas públicas para fazer face aos problemas que atingem a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas alocadas em favelas, palafitas, periferias, assentamentos, comunidades populares e etc. Assim, a CUFA, respeitando as especificidades de cada local, resolveu, em parceria com o IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social), realizar uma inédita pesquisa.

Usando a entrevista como método e ouvindo 2.000 moradores de todo país, a pesquisa irá consolidar o que têm a dizer estes moradores sobre os problemas vividos cotidianamente, suas prioridades e apontar as soluções para os temas que consideram mais relevantes e urgentes para a construção de uma Agenda Política e Social que contemple as necessidades e lacunas existentes para a garantia do exercício pleno da cidadania.

O documento final, com os resultados da pesquisa, será publicado e disponibilizado para toda a sociedade, e por que não, para os candidatos a cargos eletivos, para que eles possam exprimir seu posicionamento a respeito das questões apontadas e apontar suas propostas de solução dos problemas. A pesquisa será realizada com total transparência pela CUFA e pelo IBPS. Para garantir a ação, precisamos mobilizar muitos parceiros, uma vez que não desejamos verba pública para que não haja dúvidas sobre seu resultado. A pesquisa abordará os temas mais relevantes paras as comunidades das favelas, como por exemplo, remoção de áreas de risco, saúde, cultura e tantos outros temas importantes para a vida dessas pessoas.

Sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: pesquisacufa.ibps@cufa.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário