quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cufa-Cambé recebe depoimento de apoio e agradecimento

A Coordenadora Estadual do Programa Atitude, Aline Pedrosa Fioravante, fez questão de deixar um depoimento de apoio e de agradecimento à Cufapr-Cambé, pelo seu trabalho e parceria com o referido programa da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude. Gravado na manhã de quarta-feira, dia 28 de abril, na sede da SECJ em Curitiba, o vídeo mostra, um pouco, do que pensa Aline sobre a Cufa em Cambé:




domingo, 25 de abril de 2010

CUFA: um trabalho pioneiro em pesquisa social

A Central Única das Favelas (CUFA) está organizando uma pesquisa social que inovará não só pelo público, mas pelo método e pela política empregada. Ao primar pela autonomia e transparência na aplicação e na captação de recursos, o pesquisado não será mero objeto de conhecimento, mas sujeito (produtor) do mesmo, já que poderá indicar o que é relevante saber e como dizer, de acordo com suas condições de vida. Através da pesquisa, a Favela poderá ter a sua voz! Por isso, a participação de todos é fundamental! Acompanhem no site e façam suas contribuições:
http://www.favelatemvoz.cufa.org.br/

Extraído do site:

AGENDA SOCIAL DAS FAVELAS 2010

Favela tem voz, só precisa ser ouvida

A Central Única das Favelas - CUFA - considera que as trágicas conseqüências desta temporada de chuvas em todo Brasil, em especial no Estado do Rio de Janeiro, constituem uma oportunidade ímpar para o debate sobre as políticas públicas para fazer face aos problemas que atingem a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas alocadas em favelas, palafitas, periferias, assentamentos, comunidades populares e etc. Assim, a CUFA, respeitando as especificidades de cada local, resolveu, em parceria com o IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social), realizar uma inédita pesquisa.

Usando a entrevista como método e ouvindo 2.000 moradores de todo país, a pesquisa irá consolidar o que têm a dizer estes moradores sobre os problemas vividos cotidianamente, suas prioridades e apontar as soluções para os temas que consideram mais relevantes e urgentes para a construção de uma Agenda Política e Social que contemple as necessidades e lacunas existentes para a garantia do exercício pleno da cidadania.

O documento final, com os resultados da pesquisa, será publicado e disponibilizado para toda a sociedade, e por que não, para os candidatos a cargos eletivos, para que eles possam exprimir seu posicionamento a respeito das questões apontadas e apontar suas propostas de solução dos problemas. A pesquisa será realizada com total transparência pela CUFA e pelo IBPS. Para garantir a ação, precisamos mobilizar muitos parceiros, uma vez que não desejamos verba pública para que não haja dúvidas sobre seu resultado. A pesquisa abordará os temas mais relevantes paras as comunidades das favelas, como por exemplo, remoção de áreas de risco, saúde, cultura e tantos outros temas importantes para a vida dessas pessoas.

Sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: pesquisacufa.ibps@cufa.org.br.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cufa-Cambé promove palestra sobre drogas



No último sábado, dia 17/04, a Cufa-Cambé esteve no salão da Igreja Presbiteriana de Cambé, situada na rua Burity, n° 506, bairro Parque Residencial, para promover uma palestra sobre drogas. José Antonio, o “Zé”, Coordenador local da Cufa, proferiu a mesma, chamando a atenção para o alto consumo de crack, e como ele vem se desenvolvendo entre os jovens no município de Cambé. Passando por fatores que ajudam a compreender a entrada dos jovens no mundo das drogas, relatando os seus impactos nefastos no organismo e propondo a alternativa de prevenção, o palestrante procurava enfatizar como a vida poderia ser preservada diante desse progressivo problema no município. Compreendia que muitos se envolviam por não se reconhecer na família e não se encontrar socialmente, mas que essa aparência de “solução” gerada pelas drogas mostrava sua face mais aterrorizante, rapidamente, em muitos casos. Em relação ao crack, pode ocorrer a destruição dessas mesmas vidas, em curto período de tempo. Zé trocou informações com um público de, aproximadamente, 30 pessoas. Sendo que algumas delas eram jovens que têm alguma liderança em seus respectivos locais de convívio social. Todavia, se drogas não combinam com qualidade de vida, a “qualidade” da vida atual ainda continua flertando com as drogas. Essa proposta de conscientização e ampliação da mesma sobre o problema das drogas aparece como passo importante de enfrentamento desse problema, dado pela Cufa no município de Cambé. E a caminhada continua...

domingo, 18 de abril de 2010

Começa o fortalecimento da arte do basquete nas comunidades, por Cufa e Atitude de Cambé



Começou! A manhã desse domingo abriu novas possibilidades para os garotos da Região do Novo Bandeirantes, que não desanimam em praticar o basquete, mesmo encontrando várias dificuldades de ter esse direito concretizado. O pior dos problemas aparece com a falta de um local para a prática, o que demonstra a fragilidade dos equipamentos públicos em corresponder aos anseios desses jovens. Ou por falta de, simplesmente, um aro ou, um pouco mais complicado, pela “compra” de horários em ginásios – o chamado protocolo de uso -, o que “distribui” o uso dos mesmos pela comunidade local para quem se antecipa e tem essas condições. Impulsionados pela Cufa, com apoio do Programa Atitude em trabalhar o livre acesso ao chamado espaço público, 8 meninos puderam iniciar os trabalhos naquela que pretende ser a escolinha de basquete dos mesmos, quicá, ampliando o pessoal e consolidando um time de basquete de rua no município de Cambé. Os mesmos garotos falaram da importância de tal suporte, levantaram demandas – o que irá abrir novos desafios – e firmaram compromisso com esse trabalho. Inicialmente, estão previstas atividades no Ginásio principal do Novo Bandeirantes, aos domingos, na parte da manhã. Mas o projeto apenas está no início e atento para suas possíveis ampliações. Diante do que tínhamos (ou não tínhamos), tem como não se entusiasmar? Muita coisa boa virá...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cufa e Atitude Cambé promovem oficina aberta de Basquete de Rua para a comunidade do Jd. Ana Rosa









Na última quinta-feira, dia 15 de abril, Cufa-Cambé e o Programa Atitude-Cambé promoveram uma oficina livre em torno do basquete de rua, no ginásio do Jd. Ana Rosa, do mesmo município.
O evento contou com a participação de, aproximadamente, 40 crianças e adolescentes da comunidade local, das nove da manhã até por volta do meio-dia. Além da alegria de brincar com o basquete, os ânimos foram fortalecidos com a presença marcante do pessoal do Hip-Hop da Cufa, representados por WMC e Psico. O som, montado dentro da quadra, não deixava a energia cair e, ainda mais, impulsionava os movimentos dos B.Boys presentes na festa, misturando várias artes. A unificação dos jovens em torno da cultura de rua, que ali se manifestava livremente, apontava no rumo da esperança de uma vida comunitária muito mais fortalecida . Tornava-se realidade o saber de compartilhar e unir várias pessoas em um mesmo espaço, em torno de propósitos comuns, respeitando-se mutuamente.
Basquete, Mc’s, B.boys, crianças e adolescentes, juntos e misturados, numa mesma sintonia, aumentando suas vozes: era a comunidade local que estava ali se colocando e sendo apoiada pela organização do evento.
De lá já saíram um bolsista para o Programa Atitude, em torno do basquete de Rua, o combinado do uso de outro ginásio por um time de basquete formado por jovens da Cufa de uma outra comunidade, na região do Novo Bandeirantes, e o estabelecimento do projeto comum na parceria Cufa-Atitude para usar o ginásio do Ana Rosa em uma das fases paranaense do BRADAN e do RPB.
Essa parceria segue firme e se fortalece a cada dia, na luta pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes nas comunidades locais. E, melhor, se alicerçando sobre as bases sólidas do seu protagonismo juvenil , construindo e resignificando a própria cidadania.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CINECUFA - DA PERIFERIA PARA O MUNDO.



Por Cristiana Richard

A partir de uma palestra de Cacá Diegues no Fórum Permanente da Cufa, é despertado o interesse pelo audiovisual. Foi percebido que o hip hop é importante, mas não poderia ser a única referência.  A missão era maior, era contribuir para que os jovens se organizassem ainda mais sem abrir mão de seus protagonismos. E assim em 2004 é criado oficialmente o primeiro Núcleo de Audiovisual da Cufa, situado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
O curso de audiovisual conta desde sua criação com os mais renomados professores da área, como Cacá Diegues, Ivana Bentes, Rafael Dragaud, Paula Lavigne e Silvio Tendler, entre outros.  Permite que jovens façam seus filmes com uma visão da favela, de como a periferia vê o mundo. Também é uma porta a mais para estes jovens no mercado de trabalho, como a parceria com a produtora “Luz Mágica”, de Cacá Diegues.
O núcleo de audiovisual da Cufa que reúne diretores, produtores, técnicos e roteiristas, em sua maioria, formados pela instituição, é internacionalmente reconhecido pelo premiado documentário "Falcão - Meninos do Tráfico", de Celso Athayde e MV Bill.
               Renata Athayde é uma ex aluna do curso de audiovisual e hoje trabalha na produtora “Aquarela Filmes”, no Rio de Janeiro. Renata conta que o mais importante para ela no curso foi a oportunidade de colocar em prática o que se aprende – “Os alunos começam a ter uma noção do que realmente é produzir, filmar e dirigir. É uma tremenda responsabilidade e de fato uma grande chance.” 
      Renata diz também que todos deveriam aproveitar a oportunidade única – “Acho que os alunos do curso devem tirar proveito de todas as aulas e principalmente dos professores do curso que são profissionais que atuam diariamente nesse mercado e tendem a passar todas as experiências, o que pode acontecer até mesmo de trabalharem juntos em algum projeto no futuro.”
Criar o Festival Internacional de Cinema - o Cinecufa,  foi uma maneira de atender a demanda destas produções do curso, foi uma porta de saída. O festival também tem o propósito de mostrar aos jovens o que está sendo produzido no mundo todo, servindo de referência para estes jovens. Com o movimento do Cinema Novo na década de 50, um cinema mais realista, a favela foi retratada diversas vezes. Mas a proposta do Cinecufa é inverter esta posição, com a favela mostrando por ela mesma seu retrato, contando sua história e o que pensa do mundo.
O Cinecufa impulsionou a expansão das Cufas internacionais, haja vista que o festival recebia produções de favelas do mundo todo, percebeu-se a necessidade da Cufa no exterior. A Cufa internacional hoje está presente em mais de dez países, entre eles: Áustria, Itália, Estados Unidos, Bolívia e Colômbia.
O Núcleo de Audiovisual da Cufa inspirou outros projetos de cinema, além do CineCufa do Rio de Janeiro. Existe a mostra itinerante “Ver Favela”, RJ, que exibe produções feitas pelos alunos nas comunidades; “Cine Periferia Criativa”, DF, que é uma mostra de vídeo que tem como objetivo difundir a cultura da periferia (acesse o site: www.cineperiferia.com); “Cine Teles Pires”, MT, que visa a democratização do acesso a obras audiovisuais, com ênfase na produção brasileira; “Cine Crioula”, MA, que está em fase de construção.
O Cinecufa está em sua quarta edição onde o pré-requisito para exibição é a favela ser  a protagonista. O festival acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil – RJ em julho, com entrada gratuita.
 Para saber mais acesse o site www.cinecufa.com.br.

domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa tempo de reflexão.

Guerra, violência, miséria...
Que bom seria que as pessoas pudessem
Sentir e viver o sentido da páscoa.
Não só neste dia de hoje,
Mas em todos os dias do ano.
Jesus deixou sua simbologia
Seu exemplo
Sua missão
E cabe a nós cristãos
Vivermos as suas palavras.
Não adianta querermos transformar o mundo
Se não somos capazes de transformarmos a nós mesmos.
Nessa páscoa procuremos contagiar as pessoas
Que tudo ainda pode ser diferente
E o será.
Não podemos permitir que as atrocidades da vida
Mudem a nossa forma de encarar
Os obstáculos cotidianos.
Vamos juntos perpetuar o amor
Porque foi através dele que Jesus
Deu o seu testemunho.
Procure amar
Começando a amar a si mesmo.
Porque tudo que há no mundo:
O sol
A lua
As estrelas
As montanhas
O mar
Os rios
A vida
Deus nos concebeu.
Pense nisso!
os membros da CUFAPR-CAMBÉ desejam a todos uma Feliz Páscoa.