quarta-feira, 26 de junho de 2013

Taça das Favelas


Equipe de TV canadense visita Acari e produz reportagem especial com atual campeão da Taça
A vida de João Augusto, de Alex e de muitos outros meninos que disputaram a Taça das Favelas não vai ser mais a mesma. Isto porque a cada ano que passa o torneio colhe frutos que apontem o futebol como um dos grandes “troféus” conquistados nestes territórios. Na última segunda-feira (24), a CUFA acompanhou a equipe da CBC SPORTS, emissora de TV pública do Canadá, para a produção de uma reportagem especial na comunidade do Acari/ Amarelinho sobre o rumo dos jovens de favelas que mergulham no universo da bola.
No campo de grama sintética do Acari, o time do Complexo do Acari realizou um jogo-treino de 30 minutos contra a equipe “Sementes do Futuro”, com o placar final de 1 a 0 para os meninos da Taça, gol do atacante Marlon Gomes. Orientados pela comissão técnica na beira do gramado, os atletas mostraram os mesmos pontos fortes que levaram os jogadores à conquista da segunda edição do torneio: grande poder de marcação, extrema técnica e velocidade no ataque.
Com foco no treinamento de base do campeão da Taça das Favelas e no uso do futebol como meio de integração para os jovens de comunidades, a emissora CBC SPORTS realizou entrevistas com o técnico Eduardo, João Augusto (artilheiro da última edição com seis gols), Alex (eleito melhor jogador do torneio). Os dois craques do Complexo de Acari opinaram sobre a importância da Taça das Favelas na vida dos jovens carentes. Para ambos, o futebol é um divisor de águas, pois abre novas perspectivas para o futuro pessoal e profissional, além de afastar os envolvidos das drogas e da criminalidade.
O produtor da CBC SPORTS, Leonardo Palleja, se mostrou interessado com a ligação entre o futebol e as favelas, sobretudo pela proximidade da Copa do Mundo no Brasil. Além disso, a equipe de reportagem interagiu com as crianças das comunidades e distribuiu lembranças como agradecimento e gentileza pela maneira como foi recebida.
Val lembrar que a CBC SPORTS já trabalha há anos com o lado social, fato que a levou a pesquisar e elaborar relatórios sobre as edições já organizadas da Taça das Favelas pela CUFA.  É por essa e outras que o maior torneio de futebol de campo destina aos moradores de comunidades muito mais que um gol para toda vida! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário