sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Palestra Londrina: Circuito Favela Ativa - Ano V

Por Luciana M. Ferreira
No dia 14 de Novembro, o Circuito Social Favela Ativa a convite da empresa SUSIP Eletromecânica (Marcelo Fernandes) membro da CIPA, participou da Semana SIPAT 2013, palestrando aos colaboradores da empresa. Organizado pela Central Única das Favelas do Paraná o projeto e promovido pela base de Londrina a palestra, buscou levantar reflexões sobre o crack e outras drogas junto ao quadro de colaboradores da empresa SUSIP. Preocupada com a qualidade de vida (saúde) dos seus colaboradores os membros da CIPA buscaram informá-los sobre a realidade das drogas para vida dos seres humanos. O palestrante José A.C. Jardim (técnico em dependência química) trouxe uma realidade triste e sombria que algumas famílias vivenciam nos dias de hoje. “As pessoas precisam de mais orientação sobre as drogas”, frisa José; pensando nesta necessidade a palestra é uma medida preventiva e uma feramente de reflexão sobre o poder de destruição das drogas. Crack: Não Deixe Esta Pedra te derrubar!






CUFAPR Londrina. 
CUFA Paraná: José A. C. Jardim
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

Circuito Favela Ativa - Ano V

Por Luciana M. Ferreira / José A.C. Jardim
Cerca de 130 alunos do Colégio Estadual Prof. Julia Wanderlei, das turmas do 9º anos e 1º, 2º e 3º do ensino médio, participaram da palestra e das oficinas realizada pelo Circuito Social Favela Ativa, no dia 13 de Novembro na cidade de Prado Ferreira - Paraná, a convite da rede Colméia. Organizado pela Central Única das Favelas do Paraná o projeto tem por objetivo promover reflexões sobre o crack e outras drogas com jovens de comunidades. O Circuito consolidou-se em 2011 como sendo uma ferramenta informativa de prevenção primaria frente às drogas, em cinco (5) anos de atuação o projeto esteve presente em diversas cidades do Paraná e outros estados, promovendo informação e reflexão entre pais, professores e profissionais das mais diversas áreas, através das palestras, seminários e encontros culturais. Maria A. Zanon, diretora do colégio e Talita psicóloga do CRAS ficaram entusiasmadas com o trabalho realizado pela equipe do Circuito, que não se limitou a sala de aula, no intervalo as rodas de improvisou de break e mcs, proporcionou a todos os alunos do colégio uma interação cultural. “Esperamos em breve realizar com outros grupos de pessoas da nossa sociedade” comentou as profissionais. A palestra foi realizada pela equipe de educadores José A.C. Jardim (Técnico em Dependência Química), Leandro M. (Dj), Washington L. (MC), Licon Borges (estagiário de psicologia).








CUFAPR Cambé. Coord. Marcos
CUFA Paraná: José A. C. Jardim
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

3ª COPA DOS DRAGÕES DO PARANÁ - 2013

No dia 10 de Novembro foi realizada edição da Copa dos Dragões do Paraná, no Ginásio de Esportes Edílson Carlos Marigo, Jardim Ana Rosa - Cambé, o evento é organizado pela Liga Regional dos Dragões e CUFA Paraná/Cambé. A cada edição o evento se consolida entre os maiores evento de luta do Norte do Paraná, nesta edição recebemos um dos seus maiores publico e arrecadou aproximadamente 900 kg de alimentos que foram doados aos vicentinos. O publico mais uma vez encantou-se com as apresentações dos adolescentes do projeto social Liga, organizado pela CUFA Cambé no Jardim Ana Eliza III – na sede da Liga. As 15 lutas de Boxe, Kickboxing e Muai Thay, levantou a galera presente, porém a luta principal entre Gilcley de Jesus e Fábio Hauly foi um show a parte, pois estava em jogo o cinturão paranaense de Kickboxing, no entanto, o cinturão foi para Londrina com o atleta Gilcley, vencedor da luta. O evento também contou vária autoridade, entre elas o prefeito de Cambe João Pavinato, os vereadores Junior Felix e Paulo Soares, ex-prefeito de Cambé José do Carmo e o secretario de Esporte Fabio Fernandes. Agradecemos a todos os presentes e mais que um evento de luta a Copa dos Dragões é hoje uma grande festa com responsabilidade social. 














CUFAPR Cambé. Coord. Marcos
CUFA Paraná: José A. C. Jardim

E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

Projeto Social Liga!

No dia 9 de Novembro, os adolescentes do projeto social da Liga participaram da Iº Feira de Projeto Sociais, organizado pela Rede Colméia e UNINORTE Londrina. Liderados por José Nicolau (Mestre Kim), os adolescentes deram um show a parte para o publico presente na feira. Independente de idade e sexo, todos os nossos alunos estão tendo a oportunidade de colocar para fora suas energias, praticarem esporte com qualidade de vida (saúde), deste feita nocauteamos a vulnerabilidade social. Para os alunos participarem do projeto tem que ter bons resultados escolar, familiar e social. Por meio das artes marciais os nossos alunos aprendem a ter disciplina e nos últimos anos observamos que os resultados positivos são dentro e fora do ring, comenta Mestre Kim. O projeto é desenvolvido no Jardim Ana Eliza III – na sede da Liga, aulas de boxe, kick-boxing e Muay-Thai.





CUFAPR Cambé. Coord. Marcos
CUFA Paraná: José A. C. Jardim

E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

IIIº Impacto Cultural Urbano

Por Anderson. M
Nos dias 1 á 3 de Novembro foi realizado na cidade de Cascavel um dos maiores eventos de cultura urbana do estado do Paraná -  Impacto Cultural Urbano. O evento aconteceu conforme previsto nos 2 primeiros dias, Abertura com um sarau no dia 01/11 as 20hrs onde no microfone aberto, tivemos diversos mc’s fazendo improviso e declamando suas letras de rap, no dia 02/11 as 14hrs foi a hora de o skate dominar o evento com cerca de 800 a 1000 pessoas passando pelo mesmo, as 4 rodinhas sobre as tábuas de madeira, fizeram a diversão da galera, com muitas manobras de solo e aéreos. As 20hrs deu-se início a uma batalha de break com jurados de Cascavel, Sarandi e Curitiba; os b.boys de Cascavel e região botaram pra quebrar até as finais começarem, onde a chuva começou a mudar os planos do evento, deixando para o ultimo dia a final que seria disputada entre 3 b.boys sendo: Cleber (Nossa Crew – SP), Kburé (Hustle Rockerz – Cascavel) e Zóio (Hustle Rockerz – Cascavel), sendo que a premiação foi dividida em partes iguais entre os 2 vencedores: Zóio e Cleber. No dia 03/11 a partir das 15hrs porem dessa vez no ginásio Sergio Mauro Festu Gato devido a forte chuva tivemos a presença do nosso parceiro máster (Itaipu Binacional) com o lançamento da Expedição São Francisco Verdadeiro, onde contamos com a presença do Senhor Jair e do Senhor Nelton, tivemos também uma fala de Renan Inquérito, onde ele ressaltou a importância da preservação do meio ambiente. As 16h30 deu-se inicio as ultimas atividades que trouxe 13 grupos de rap de Cascavel, Palotina, Mandaguarí, Laranjeiras do Sul e Nova Aurora, sendo que também tivemos o show de encerramento com o Grupo Inquérito (SP). “Acabo de chegar de uma atividade em Cascavel-PR e me sinto orgulhoso de fazer parte do Hip-Hop, de fazer parte da geração da #MUDANÇA. Nosso papel vai muito além da música e dos palcos, a luta é diária, sei que não sou de ferro, também não sou de carne e osso, sou feito um pouquinho de cada quebrada que eu já pisei de cada irmão e de cada mão que eu já apertei. Muito respeito ao Hip-Hop paranaense, ontem eu vi B.Boy cantando e MC dançando, os 4 elementos fundidos na mesma celebração. Hip-Hop na tradução literal do inglês significa "Mexa o quadril", e é isso que estamos fazendo, mexendo o quadril no sentido de levantar, tirar a bunda da cadeira e fazer alguma coisa, tomar uma atitude!” (Renan Inquérito) .










CUFA Cascavel Coord. Anderson.M  (Andy)
CUFA Paraná: José A. C. Jardim
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

4 de Novembro dia da #FAVELA

Texto: José A.C.Jardim

As Favelas:
Reconhecida por uns e desconhecida por outros, odiada por uns e amada por outros, um espaço diferenciado que gera sentimentos isolados, em sua trajetória constrói a sua própria história, constituída estas por trajetórias de glória, as favelas.

Em meio às ruas de buracos, íngremes e estreitas, coberta por nuvens de poeiras, formada por barracos de alvenarias ou por restos de madeiras, em meio às fábricas abandonadas e botecos amontoados, sim, lá está ela, com suas histórias, as favelas.

Em meio aos becos e vielas, lá estão elas, entre elas encontra-se varias histórias, que por si cada uma constrói a sua trajetória, anônimos, sim, mas para aqueles que não vêem as favelas. 


CUFAPR Cambé. Coord. Marcos
CUFA Paraná: José A. C. Jardim
E-mail: jose.cufaparana@gmail.com