segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sucesso no lançamento do segundo uniforme do Viaduto F.C.

Por Sabrina Fagundes
No dia 19 de maio 2012, a sede esportiva da CUFA – Central Única de Favelas, localizada sob o viaduto Negrão de Lima, em Madureira, foi palco de lançamento do 2º uniforme do Viaduto Futebol Clube, patrocinado pela Nike. O evento começou com o jogo de futsal masculino sub 13 entre Viaduto F.C. e Associação Rocha Miranda. Os visitantes abriram o placar, mas com muita disposição o time da casa empatou. Final do jogo 2 a 2. O intervalo contou com a apresentação do grupo de capoeira do mestre Sambureco e atração da roda foi a pequena Duda, de 4 anos, filha do mestre Bahia. A festa continuou com a vitória do time masculino do Viaduto F.C. sub 15 sobre a equipe de Rocha Miranda por 6 a 2. Antes da partida, os garotos do basquete de rua da CUFA levantaram a galera com uma apresentação de habilidade e irreverência contando com a participação dos torcedores em quadra.
 O grande momento do dia foi a partida de futsal feminino, que marcou, oficialmente, o lançamento do 2º Uniforme. O jogo terminou 6 a 3, com a vitória do time Rocha Miranda, mas nada que viesse estragar a festa. Também fizeram parte do evento, Romário Galvão – Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Alice Gismonti – representante da Nike, Aline Dias – Gestora Cultural da Petrobrás e Júlio César Batista Lopes – Gestor de Projetos da Eletrobrás. Simultaneamente aos jogos ocorreram várias atividades culturais e sociais, como oficina de grafite, organizada pela CUFA; corte de cabelo e manicure realizados pelos profissionais do SENAC Rio e orientações sobre os direitos sociais pela Faculdade UNISUAN. Finalizando o evento a atração musical Ritmo da Rua, grupo de percussão da CUFA situada na Favela do Sapo, em Senador Camará, fez todo mundo dançar com muito batuque.







Colaborou: Rafael Teodoro
Confira fotos:

Por: Assessoria de Comunicação
Contato:  cufapr@cufa.org.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

CUFA comemora Dia das Mães com Alegria!

Na noite de sábado, (11) as mães receberam um lindo jantar em homenagem ao seu dia!

A Central Única das Favelas de Cambé (CUFA) promoveu pelo terceiro ano consecutivo um jantar em comemoração ao dia das mães, em parceria com associação de moradores do bairro São Francisco, representada na pessoa do presidente Ivan Camilo, no Centro Múltiplo Uso. Cerca de 100 mães, 50 familiares e amigos participaram da festa. O Jantar teve inicio com as homenagens as mães idosas, Maria, 88 anos, e Tereza, 87 anos. Os pastores Maurício e Renato ainda trouxeram lindas palavras de gratidão às estas jovens senhoras e a todas as mães presente, pelos seus feitos como mães aos filhos, família e sociedade. A festa também teve uma apresentação dos adolescentes do projeto Rede da CUFA, que  proclamaram um lindo poema e musica as mães presentes. 






domingo, 13 de maio de 2012

Jovens da Taça das Favelas retornam de Madrid



A viagem chegou ao fim, mas o que fica agora são as lembranças e os momentos marcantes. Marcus e Yasmin desembarcaram no Aeroporto Santos Dumont na tarde do dia 05 de Maio cheio de histórias para contar. Após terem sido eleitos os melhores jogadores da Taça das Favelas, no masculino e feminino, foram premiados com uma viajem a Espanha patrocinada pela P&G. Os jovens ficaram na Cidade de Madrid durante três dias, puderam passear e ainda foram conhecer um de seus ídolos, o jogador Kaká e o clube que joga atualmente, o Real Madrid. Foi uma experiência que, sem dúvida, vão recordar para toda vida. Parabéns Marcus e Yasmin, vocês marcaram um gol para toda vida! A Taça das Favelas tem o orgulho de dar espaço, reconhecer e prestigiar esses talentos vindos de comunidades.


Por: Assessoria de Comunicação
Contato:  cufapr@cufa.org.br

JOVENS DA TAÇA DAS FAVELAS VIAJAM PARA MADRID


Chegou o grande dia! Os eleitos melhores jogadores da primeira edição da Taça das Favelas 2011/ 2012, Yasmin Justino da Silva, que jogou pela comunidade Fallet Fogueteiro na categoria feminino e Marcus Vinícius Peres Martins, que representou pelo time da Rocinha, no masculino, foram aproveitar o prêmio que receberam. Patrocinado pela P&G, através da marca Gillete, os atletas foram premiados com uma viagem a Madrid, Espanha. Além dos prêmios e troféus que receberam na final, que aconteceu no dia 11 de Fevereiro em Padre Miguel, Rio de Janeiro, de quebra ainda vão conhecer o jogador Kaká, que joga atualmente pelo Real Madrid e que acaba de sagrar-se campeão nacional da Espanha. Diretamente da Rocinha e Fallet Fogueteiro, comunidades onde moram Marcus e Yasmin, os jovens, na companhia de Celso Athayde, embarcaram no aeroporto Internacional Galeão / Tom Jobim, no Rio de Janeiro no último dia 01 de Maio de 2012 para desfrutar da premiação. A família dos jogadores foram acompanhá-los no aeroporto e como toda despedida, suas mães se emocionaram bastante. Com a diferença de fuso horário, desembarcaram na manhã do dia 02 na Espanha e já foram conhecer um pouco da cidade. E não para por aí… Ainda vêm muitas surpresas.
Por: Assessoria de Comunicação
Contato:  cufapr@cufa.org.br

FELIZ DIAS DAS MÃES!


A CUFA PR, base de Cambé deseja a todas as mães do mundo, um dia com muita paz e alegrei, nossos agradecimento á todas vocês que com muito carinho e amor tem nos dedicado a suas vidas! 

Feliz, dia das mães.
Por: Assessoria de Comunicação
E-mail:  cufapr@cufa.org.br

De volta à África


Veja a coluna de Manoel Soares, Coordenador da CUFA RS, em sua visita à África do Sul!


Amigos, estou escrevendo para vocês da África do Sul. Depois de dois anos, eu retornei ao país da última copa do mundo. Desta vez, minha viagem é para apresentar meu livro sobre prevenção ao crack. A criançada daqui adorou. Está sendo emocionante estar aqui novamente. É uma África diferente. As pessoas são mais naturais. Não têm a obrigação de serem gentis, os olhos do mundo não estão mais voltados para eles.

 O livro o Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra com as crianças na África do Sul.

Ontem, entrei em um restaurante e ouvi que por ser negro não era benvindo, mas que tinha o direito de estar ali. Disseram que eu não seria expulso, mas deveria saber o que pensavam os demais clientes.Fiquei sem saber o que fazer. Meio sem jeito, permaneci no local. Em pouco tempo, outros seis negros entraram e nem deram bola para o que o garçom falou. Vi que os racistas eram minoria. E entendi que maior que o racismo é o medo que temos dele. Saber que existe e enfrentá-lo com dignidade e sem rancor é a melhor forma de lidar.Na África, o racismo não é somente de branco para negro. É de negro para negro, por conta da tribo, de branco para branco que apoia negro e de negro para negro que apoia branco, e por aí vai. O preconceito ainda está no DNA do país e vai demora a sair
 
O ponto de equilíbrio aqui é Nelson Mandela. Ele hoje tem 93 anos, mas sua posição é inquestionável. Ele é o espírito de paz que negros e brancos precisam. Não tem um só dia que as pessoas não falem nele. O Mandela que conhecemos é mítico, aqui ele é real, faz parte da vida das pessoas. Hoje, o maior medo na África é sua morte. Vejo a África do Sul em um clima de expectativa e incerteza sobre o que virá. Cheguei a ver homens brancos de zonas rurais daqui com armas nos carros, pois acham que os negros uma hora vão atacar. Adoro a África, mas quando estou aqui vejo como o Brasil é bom. Somos pacíficos, nos vemos como raça humana. Os africanos ainda não alcançaram isso.
Assessoria de Comunicação
E-mail:  cufapr@cufa.org.br
Fonte:  http://www.cufars.org.br

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CUFA - Campeonato de jiu jitsu reúne 300 atletas em Cambé!

O Circuito Interior de jiu-jítsu - Etapa Cambé trouxe grandes atletas e um publico entusiasmado, cerca de 300 atletas dos estados do Paraná e São Paulo participaram do Circuito Interior de Jui Jitsu, realizado no último domingo (6) no Ginásio de Esporte João de Deus Almeida, na cidade de Cambé. Autoridades da região acompanharam a competição com a presença de atletas de 30 cidades paranaenses. O evento foi promovido pela Central Única das Favelas do Paraná CUFA e pelo Circuito Interior de Jiu Jitsu-SP. O campeonato ainda teve o apoio da Secretaria Estadual de Esporte, Prefeitura de Cambé, Black Team Jiu-Jitsu – MMA e Donato Jiu-Jitsu. “É importante este evento, pois o mesmo passa-se figurar entre os campeonatos nos grandes cidades do Brasil com esta modalidade, e depois por oportunizar aos atletas a competir, pois raramente temos competições deste nível em cidades menores e muitos destes atletas não disponibiliza de recurso para estar disputando competições deste porte” disse o integrante da CUFA Cambé José A. Este é um projeto inovador e pioneiro dentro do segmento, pois a finalidade é revelar novos atletas que antes viviam no anonimato entre as comunidades paranaenses.
Assessoria de Comunicação
E-mail:  cufapr@cufa.org.br